ELENCO

DIREÇÃO

Marcelo do Vale

IMG_1780a.jpg
IMG_1742a.jpg
03
IMG_1745a.jpg
IMG_1716a.jpg

Um inferno onde todo o sofrimento é infligido pelo outro; pela incapacidade que cada um tem de fugir ao olhar e julgamentos alheios. A morte é a objetivação final. Não há como mudar a história, nem como adotar novas posturas, nem construir um novo sujeito. A vida já foi vivida, decisões tomadas, não há como escapar dos rótulos. Este é o mote de “OS OUTROS”, peça baseada no texto “Entre Quatro Paredes" de Jean Paul Sartre. Este inferno criado por Sartre é uma parábola da vida. Cada personagem vê no outro sua salvação. O poder de escolha de cada um é ao mesmo tempo uma liberdade e uma prisão, pois a escolha, apesar de flexível, é obrigatória.

Marcelo do Vale (DIRETOR) - Sempre que começo um novo projeto minha primeira fala com os atores e envolvidos no processo é que preciso vê lós comigo, que preciso que estejam disponíveis e prontos para desequilibrarmos juntos. E com este elenco já no primeiro dia na sala de ensaio tive a certeza que eles entenderam e também já traziam o que acredito no trabalho de uma montagem, a entrega dos três foi sempre nosso ponto para iniciar os trabalhos, compactuaram os desejos e ideias, tudo feito juntos. Por este e outros motivos que fizemos algo que no mínimo foi um grande prazer para todos nós.  Está em cena um Sartre montado ou “desmontado” com muito afeto, trabalho, estudo e uma vontade inquietante que tudo se movesse! E assim foi. Amém. Obrigado a todos vocês.

Gustavo Marquezini (Ator e Produtor) - Quando convidei Marcelo para dirigir esse espetáculo, fiquei esperando o que aconteceria ao deixar em suas mãos uma direção que eu já tinha em mente realizado. Entreguei a ele o trabalho liberto de toda formatação que eu havia criado desde 2010. Fiquei surpreso a cada dia com a ousadia e os lugares que o processo foi nos conduzindo. Algo tão irreal e fantasioso como o inferno criado por Sartre, porém muito real e humanizado pelos cuidados da direção. Um texto de muita propriedade, complexo e cheio de simbolismos, mas que, de certa forma passa com muita concretude o que Sartre quer dizer na frase “O inferno são os outros”. Pra mim, sair dos estereótipos e formas clássicas de atuação me fez sentir o quão o processo é maravilhoso, pra mim e para “os outros”. A entrega de cada um em suas atribuições tem tornado o processo gostoso e muito prazeroso. Espero que para o público seja tão gratificante assistir, quanto é, para nós, apresentar esse existencialismo de JPSartre.

Fabiane Aguiar (Atriz) - Eu, como atriz, sinto que tive a oportunidade de ser revirada do avesso. O processo foi tão diferente pra mim, que nem tive tempo para pensar em construção psicológica de personagem e muito menos para pensar na minha relação pessoal com a personagem. A construção simplesmente aconteceu em cena. E aconteceu porque do lado de fora tinha alguém disposto a me tirar da zona de conforto, do lugar comum e seguro em que eu costumava estar como atriz. 

Diego Krisp (Ator) - Desde o início, até o último ensaio que tivemos, sempre acontecem outras descobertas. Mergulhar nessa adaptação da obra “entre quatro paredes” de Sartre deu outro sentido para o meu fazer teatral. A sintonia com os companheiros de cena foi outro achado importante. A direção sempre preocupada, acima de qualquer outra coisa, com o trabalho do ator deu um conforto para criar e se aventurar nesse processo, que entre outras palavras foi único.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris21 de junho de 1905 — Paris, 15 de abril de 1980) foi um filósofoescritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência.

Ele também é conhecido por seu relacionamento aberto que durou cerca de 51 anos (até sua morte) com a filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now